Diocese de Guarulhos

A Criação da Diocese

 

Aos 11 de fevereiro de 1981, festa de Nossa Senhora de Lourdes, era criada pelo Papa João Paulo II a nova Diocese de Guarulhos pela Bula "Plane Intelligitur" em data de 30de janeiro de 1981 e nomeado o seu primeiro Bispo Diocesano, Dom João Bergese. A Diocese compreende o Município de Guarulhos e seus habitantes.

Foi instaladadia 5deAbril do mesmo ano com a posse do seu primeiro Bispo, Dom João Bergese. Existiam 16 paróquias mais a Paróquia Santa Mena criada na mesma época.

Havia 22 padres,9 Congregações Religiosas Femininas, trabalhando na Diocese.
 



Selo da Diocese

 O formato circular: lembra a idéia de Diocese formada por um só Município, ou seja, Guarulhos, que lhe empresta o nome. Formato próprio de circunscrição eclesiástica.
A cor vermelha: representa a operosidade dos habitantes da Diocese, em suas preocupações materiais, pelo Bem Comum, Unidos e orientados pelas palavras do Bispo, que governa sua diocese,animado pelo Amorde Deus,o Selo da DioceseVerbo encarnado, personificado pelas palavras do Apóstolo São Paulo, expressas na Carta Paulina (ICor. 1,9), em termos atuais; ainda motivaçãoherádica da bandeira Paulista quetem vermelho em sua composição; e finalmente, a cor vermelha lembra que a Província Eclesiástica de São Paulo é presidida por um metropolita que é Cardeal.

A montagem dourada: os contornos dos limites naturais do município e a divisão entre a cidade e a zona não urbana simbolizando também os fundamentos históricos da busca do ouro pelas entradas e bandeiras na região,expandindo o território em todas as dimensões geográficas, através das caminhadas pelas matas e pelos meandros dos rios, com os habitantes da região, objetos da catequese dos primeiros tempos,há 400 anos,que ainda perdura, da civilização de quatro séculos e progresso constante, que são perenos.

A cor azul: representa a parte espiritual do homem da mulher.

Aestrela: simbolizafusão das duas estrelas do Brasão de Armas Espiscopais de Dom João Bergese, 1º Bispo Diocesano; a união do ideal de evangelização do clero e do laicato, orientados por Cristo, (cruz), representado pelo Bispo que rege uma parte da Igreja de Deus, emterritório Paulista, no Brasil.

A meia-lua: tirada do Brasão de Armas Municipais e do brasão de Armas Episcopaisde D. João Bergese, 1º Bispo Diocesano, representa Nossa Senhora, sob o título da Imaculada Conceição, que rege, guia e protege o Povo de Deus na sua caminhadapara o programa Episcopal do Próprio Bispo;o chamamento para a ComumUnião (Comunhão) I Cor.1,9.

Acomposição do trabalho visou não somente a parte estética, mas também a harmonia das formas em conjunto com o simbolismo daheráldica pela configuração das cores, metais, traços e traçados. A própria forma doacabamentosêlo Diocesano demonstra a preocupação geométrica de equilíbrio da Heráldica Eclesiástica, resultandoum simbolismo privativo da Diocese de Guarulhos, nãosímbolo de seus titulares.
 
 

fonte:Anuário 2003-2004